Documento Eletrônico de Transporte irá simplificar a vida do caminhoneiro


Anunciado pelo Governo Federal no início do ano, o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), está sendo testado no Espirito Santo. Esse documento eletrônico irá agrupar cerca de 20 outros documentos, de forma online, sem necessidade de um monte de papel.

De acordo com o Governo Federal, o novo Documento Eletrônico de Transporte serve para desburocratizar as operações de transporte de carga e também de passageiros.

O documento unifica uma série de registros em um único aplicativo, como DANFE, DACTE, DAMDFE, CT-E, seguro, RNTRC e outros. Pelo aplicativo também será obrigatório que o valor pago ao caminhoneiro cumpra a tabela de fretes.

Esse projeto faz parte do programa Rede Brasil Inteligente, que prevê o uso da tecnologia para evoluir o sistema logístico no Brasil, e também em outras áreas.

O aplicativo do Documento Eletrônico de Transporte será integrado aos softwares de transportadoras e embarcadores, e também permitirá o agendamento de carga e descarga, como acontece nos portos.

O sistema está sendo testado com o sistema Canal Verde, uma rede de monitoramento eletrônico, que já conta com 55 pontos de fiscalização por todo o Brasil.

A leitura das informações do caminhão e da carga são feitas a partir de um chip, instalado no para-brisa do veículo, que permite uma fiscalização mais ágil, sem que o caminhão precise parar. Apesar disso, caso seja constatada alguma irregularidade, o caminhão pode ser parado para uma vistoria mais detalhada.

Ainda não existe uma prazo para a entrada definitiva do sistema de Documento Eletrônico de Transporte no setor, pois ainda são necessários muitos testes e aperfeiçoamento da tecnologia. Porém o sistema irá facilitar e agilizar a vida do caminhoneiro.

Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2019/06/documento-eletronico-de-transporte-ira-simplificar-a-vida-do-caminhoneiro/


O que dizem nossos Clientes

Jose Luis Moura

Associação dos Caminhoneiros de Ijuí - ASSCAMI






...

Notícias

Informações e novidades no Mercado do Transporte